FAQ

Quando dei a notícia à minha família e amigos, fizeram-me várias perguntas.
Deixo aqui algumas das minhas respostas.

Porque é que escolheste ser Padre?

Acho que não se trata de escolher, mas de ser escolhido. Foi Deus que me escolheu e a iniciativa da vocação é sempre d’Ele. Deus falou-me através de eventos, pessoas e nos momentos de oração que dedico só a falar com Ele. 

Por outro lado, perante a perspetiva de ser Padre, devo prestar atenção àquilo que são as minhas possibilidades: confiança total em Deus e humildade. São os ingredientes para qualquer aventura. Há 21 anos que sou numerário do Opus Dei, celibatário e Deus e a Sua Mãe nunca me falharam. Sei que posso contar com esse apoio e o de tantas pessoas que rezam por mim e me cuidam com tanto carinho. 

Não era melhor casares?

Sempre pensei que Deus me chamaria a constituir uma família, a ter uma mulher e filhos. Mas Ele baralhou as contas. A questão principal é acreditar que Deus, que me ama com loucura, tem um plano espetacular para eu ser feliz. Para a maioria das pessoas esse plano inclui o casamento e os filhos. Mas Deus quis algo diferente para mim. Além disso, conforta-me saber que a revista Forbes considerou que ser Padre é a profissão mais feliz do mundo

Isso dá medo?

Um bocado. Sentir medo quando se toma uma decisão importante na vida não me estranha. Imagino que os meus pais, como tantos outros casais, antes de se casarem tinham um certo receio ou expectativa para ver o que seria o casamento e a vida a dois. É uma sensação parecida à que tenho quando calço as sapatilhas para uma prova de atletismo: quero dar o meu melhor, acho que tenho condições para correr a prova. Mas cada uma tem os seus desafios. E o mais importante é chegar ao fim. Graças a Deus, terminei sempre todas as provas de atletismo em que me inscrevi. E espero também ser fiel a esta prova, a mais importante e definitiva da minha vida. Só o conseguirei com a ajuda da oração de muitas pessoas.

Escolheste ser Padre logo numa altura em que os Padres estão mal-vistos pelas denúncias de abusos sexuais na Igreja?

É um assunto delicado e olho para essas notícias com tristeza e vergonha. Lamento muito pelo sofrimento das vítimas e a falta de exemplo que deram alguns pastores. O Papa, numa recente entrevista à TVI pediu "tolerância zero" na Igreja a este respeito, algo que considero muito importante. Na formação que recebemos para o sacerdócio somos sensibilizados para estas questões. Também gosto de recordar umas palavras do Santo Padre: “Os padres são como os aviões: só são notícia quando caem”.  E alguns voam muito alto e serviram-me de exemplo. Conheci padres muito exemplares no Opus Dei, nas paróquias em Portugal, Espanha e Itália e noutras realidades da Igreja como o CL, Schoenstatt, Equipas de Nossa Senhora, Companhia de Jesus, etc. . Muitos deles foram e que são um estímulo para responder afirmativamente ao que Deus me pedia.

O que é que vais fazer até maio de 2023?

Estou a viver em Roma desde setembro de 2022, onde estou a receber, com outros ordenados, a formação específica de preparação para o sacerdócio. Além disso, teremos momentos de oração e de retiro juntos. E, por fim, espero poder concluir o meu doutoramento na Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

Em que área estás a fazer o teu doutoramento?

Teologia Moral e concretamente Ética Económica. Estou a estudar um autor da Escola Austríaca do Pensamento Económico (Jesus Huerta de Soto), concretamente a sua definição sobre empreendedorismo e ação humana e perceber que pontos de contacto existem entre a visão deste autor e a Doutrina Social da Igreja. Aqui pode encontrar um draft da minha tese.

De que modo é que ser alumni do Instituto Superior Técnico te ajuda a ser Padre?

Esta pergunta foi feita num encontro alumni no dia 26 de maio, no dia do 111.º aniversário do Instituto Superior Técnico. 

Quando estudei no Técnico não pensava ser Padre. Queria ser Engenheiro. Olhando para trás, agradeço a preparação académica que tive com ótimos professores e muitos colegas com quem construí verdadeiras amizades. A formação universitária ajuda-nos a “ler o mundo”, ganhar hábitos de trabalho e de trabalhar em equipa. Um Padre precisa de ajudar as pessoas que vivem no mundo com as suas lógicas e os seus desafios. Como poderei ajudar algum profissional na sua vida de relação com Deus se não entendo o seu percurso e aquilo a que se dedica? 

É verdade que trabalhaste num banco? Mas não gostas de ganhar dinheiro?

É verdade. Trabalhei no BBVA Portugal. Foi um dos trabalhos mais desafiantes na minha vida, embora não me dedicasse ao trabalho comercial. Qualquer profissional gosta de ver o seu trabalho recompensado. Acredito que o salário é uma parte importante dessa componente, mas não é tudo. Ainda me lembro quando recebi o meu primeiro salário: aprendi a valorizar o esforço de cada hora de trabalho e a perceber o real valor das coisas. No caso de um Padre, o salário emocional também é muito importante: ajudar muitas pessoas a serem felizes com Deus. Isso não tem preço.

Pensas andar vestido de Padre?

Recentemente um adolescente apaixonado pelo rugby perguntou-me, com ironia, se eu me iria juntar aos all blacks, assim é conhecida a seleção nacional de rugby da Nova Zelândia que veste totalmente de preto. Na verdade, penso andar vestido de sacerdote a partir da ordenação. Isso não é andar vestido de Superman, porque a veste não nos torna impecáveis. Penso muitas vezes que devemos agradecer que as pessoas que prestam um serviço público possam ser identificadas: polícias, bombeiros, médicos, profissionais do INEM, etc.. Também os jogadores da seleção nacional de futebol ou do seu clube de coração. Considero isso muito importante: se a minha missão é de serviço, é bom que todos possam perceber que sou Padre e que estou disponível. Nas séries que vemos na Netflix ou Televisão (Father Brown, Broken, Don Matteo, Pôr do Sol) os personagens que são padres andam vestidos "à Padre" para serem reconhecidos como tal 24 horas/dia. Eu também quero ser um Padre 24h/dia e que seja fácil identificar-me. 

Porque vais ser ordenado em Roma?

Na verdade, é o sítio que o Prelado do Opus Dei determinou. É um sítio central no mundo, pensando que há 24 pessoas que se vão ordenar comigo com origens muito diversas: Estados Unidos, Filipinas, Nigéria, Jerusalém, Chile, etc. Ao mesmo tempo, Roma tem um significado especial: é o centro da cristandade e sente-se uma alegria especial por saber que este momento importante da minha vida acontecerá geograficamente próximo do Papa Francisco. Entre motivos mais prosaicos, Roma tem também as melhores gelatarias do mundo. 

Precisas de alguma ajuda? 

Aquilo que peço a todos é que rezem por mim e pelos outros 24 que serão ordenados comigo. Neste link têm algumas sugestões de oração. Além disso, como tenho que mudar o meu guarda-fatos partilho um meio para quem quiser fazer algum donativo.

Transferência Bancária

Banco: Ativo Bank (PT)
Titular: Paulo Oliveira
IBAN: PT50 0023 0000 4552 1546 3259 4
SWIFT: ACTVPTPL


Transferência por MBWay para +351 931 928 015

E depois voltas para Portugal? Quando e para onde?

Entreguei a minha tese de doutoramento e neste momento estou a fazer um estágio em Sevilha. Devo voltar a Portugal em Dezembro de 2023. Honestamente sei pouco sobre o meu futuro. Penso entregar a minha tese de doutoramento até junho de 2023 e depois estarei à disposição para a atenção pastoral que o Prelado do Opus Dei entender. E durmo tranquilo.  Como dizia um slogan de uma campanha recente, "sei que onde estiver, serei feliz".

É verdade que és amigo do Papa Francisco?

Há várias pessoas que me fazem esta pergunta. Não o conheço pessoalmente. Tive a oportunidade de o ajudar na Vigília Pascal de 2023 na Basílica de S. Pedro. Conto essa experiência neste artigo na CNN. Rezo por ele todos os dias e estive na Praça de S. Pedro quando ele foi eleito. Mas nunca privei com ele.

Como se faz para ir à cerimónia da tua ordenação no dia 20 de maio? É preciso algum convite especial? Cabemos todos na Igreja?

A Basílica de S. Eugénio tem capacidade para aprox. 2.000 pessoas e não costuma haver problemas de espaço. Aconselha-se a que as pessoas cheguem com 45 minutos de antecedência. A cerimónia é pública e não é necessário convite.  A morada é: Viale delle Belle Arti 10,  Roma

Tiveste alguns sinais extraordinários na tua vida em que Deus te fez ver que queria que fosses Padre?

É verdade. Foram micro sinais. São histórias pessoais que envolvem o Google e um Centro Comercial em Lisboa. Mas isso deixarei para as conversas pessoais…

E vais continuar a andar de bicicleta e a correr? 

Acho que sim, se calhar com outros ritmos e não participando em todas as competições porque costumam ser aos domingos, dias em que os Padres estão mais ocupados. Alegra-me pensar que S. Josemaria, fundador do Opus Dei, pedia que os Padres fossem santos, doutos, humildes, alegres e desportistas.  Faço parte de uma equipa de ciclismo em Lisboa (Volta Cycling) e corro com alguns amigos com quem participo em provas oficiais. No dia 19 de março participei na Maratona de Roma. O desporto é uma parte importante na minha vida.

Como é que os teus pais reagiram a esta notícia? E o resto da família e amigos?

A família para mim é muito importante: é o lugar onde somos amados pelo que somos e não pelo que fazemos ou temos. Todos me apoiam incondicionalmente, a começar pelos meus pais. Alguns estavam mais surpreendidos. Mas todos estavam contentes.  Tenho 9 sobrinhos com idades entre os 5 e os 15 anos. Penso que os mais novos ainda não entendem bem o que é ter um tio Padre. E depois os meus tios e primos apoiaram-me muito. Quero continuar a ter com eles uma relação de proximidade e serão também objeto especial das minhas orações. Se ser Padre é ser "pai", reconheço que tenho muito que aprender com o exemplo de paternidade dos meus pais, dos meus irmãos e cunhados e de tantas outras pessoas da família.

Vais estar na JMJ de Lisboa 2023?

Alegra-me saber que serei ordenado poucas semanas antes da JMJ em Lisboa. Não sei onde estarei em agosto de 2023. Gostaria de estar perto do Papa e de tantos jovens de todo o mundo nesse evento para o qual a Igreja portuguesa se tem vindo a preparar com tanto carinho. Escrevi este artigo na revista OMNES a esse propósito

Jorge, o dia da tua ordenação (20 de maio) calha no mesmo dia do concerto dos Coldplay. O que é que eu faço?

Eu iria ao concerto dos Coldplay, que é umas das minhas bandas preferidas. Peço que rezes algo por mim antes de ires para o Estádio de Coimbra, onde será o concerto. E que te lembres de mim quando o Chris Martin cantar a “Fix You” , uma das minhas músicas preferidas. A beleza dos Coldplay também te pode levar a Deus. E espero que consigas um bilhete para ir. 

"Agora que te vais fazer Padre, tenho pensado no meu futuro e estava a pensar casar com a minha companheira. E batizar os meus filhos. O que tenho que fazer?"

Pergunta de alguns amigos jovens profissionais, depois de eu lhes ter dado notícias sobre o meu futuro. 

Perante a notícia da minha ordenação, alguns familiares e amigos confidenciaram que gostavam de voltar a ter uma relação pessoal com Deus. Alguns pediram-me para os preparar para o casamento ou para batizar os seus filhos. Outros manifestaram o desejo de se confessarem. Fico contente por saber que este passo na minha vida significa para algumas pessoas um desejo de se reaproximarem de Deus. Mas o Padre é um ministro e sugiro que não esperem pela minha ordenação para concretizarem esses desejos. Sugiro que entrem em contacto com a vossa paróquia ou com um dos padres do Opus Dei que vos possa ajudar (ver este link).

Faz muito calor em maio em Roma?

Em média no mês de maio, as temperaturas oscilam entre os 13ºC e os 24 ºC. Pode ver a previsão do estado do tempo neste link

Conheces as outras 24 pessoas que vão ser ordenadas contigo?

Somos provenientes de doze países correspondentes a três continentes: África, América e Europa. Para além de uma carreira civil e um trabalho profissional, concluímos os estudos filosóficos e teológicos necessários para receber o sacramento da Ordem. Também estudámos para obter uma licença numa disciplina eclesiástica, nomeadamente filosofia, direito canónico ou teologia (dogmática, moral, liturgia, história), e defendemos ou estamos prestes a defender uma tese de doutoramento numa destas disciplinas.  Aqui a lista das pessoas: 

Quem é que vai ser o Bispo que vos vai ordenar?

O Ministro que nos vai ordenar é S.E.R. Car. Lazarus You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero. 

Que restaurantes e gelatarias nos aconselhas?

Podes ver neste link

Quanto demora a Missa de ordenação?


A duração da cerimónia é aproximadamente 2 horas. Para as crianças irrequietas e para quem quiser sair, há um espaço exterior onde é possível estar com as crianças, se for preciso. Também existe WC no edifício anexo da Igreja.